quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cultura Viva, Escola Viva


A cultura envolve saberes, conhecimentos. Para mim, cultura é como um povo se expressa, é a sua identidade. Não são somente as manifestações populares, mas também o modo de uma pessoa agir, de falar, no preparo de um prato, etc.
Fala-se que deve-se apoiar a cultura onde ela está acontecendo em reconhecer o saber que foi desprezado. A escola precisa absorver esses saberes, a cultura popular. Fazer parte do currículo pedagógico da escola.
A construção da cultura são memórias que os homens construíram, como os símbolos. Cultura popular são as tradições, os saberes. Festas populares são as tradições populares, experiências vividas. Escola e representações da cultura popular é o que é vivido pelas pessoas no seu cotidiano, no seu pensar.
Uma ideia é utilizar as manifestações da cultura local dentro da escola, partindo do conhecimento dos alunos com o meio em que vivem. As crianças precisam conhecer aquilo que elas leêm nos livros.
Cultura é muito mais do que folclore numa data marcada, são pessoas interagindo. Minha cultura me gestou desde a minha infância, é com o que eu me identifico. Cultura é vivência.

4 comentários:

  1. Olá Dionara...
    Gostei muito quando você pontuou que "a construção da cultura são memórias", compartilho contigo este ponto de vista, pois só podemos nós construir a partir de nossas memórias,de nossa história, por isso torna-se tão importante conhecer a história de nossos avós, bisavós, tataravós... curiosidades, culinária de família, costumes, tradições que é o nos auxilia a formar a nossa identidade.
    Um grande abraço
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Olá Dionara!!

    É verdade quando diz que cultura é muito mais que um folclore e sim pessoas interagindo com o conhecimento do outro, essa troca leva ao conhecimento e aos valores tão importantes nos dias de hoje.
    Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dionara!

    Concordo com as colegas de curso e com o que você descreve como cultura para ti, no nosso corre-corre estamos esquecendo e/ou até sem tempo para sentarmos com nossas crianças, filhos e comentarmos um pouco da nossa infância o que nós escutavámos de nossos avós. Falta diálogo entre as famílias e é uma pena pois é assim que tudo pode acabar. Depende muito de cada um de nós o futuro das nossas raízes, refletimos um pouco....

    Abraços e tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dionara...

    Essa idéia de utilizar as manifestações da cultura local na escola, vem a contribuir muito com a auto estima do alunado que passa a olhar o meio em que vivem com outros olhos, com valor, pois sabe que a sua vivência é conhecimento, é cultura, é memória, é interação, é identificação, é vida...
    Gostei do seu texto!
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir