![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUuP4B52WDLMUdl1TXzW77X4F9Jt5fncD4wMjZ6aR0AKDvvYVxU4j5lx2OZ8sxutrQn-V3io_KY-h6h3tohoHhNtzT2YtdBI5kqKVAZGk39IciFNlFo1VXSXDGm5J6VKYbqEKDbB1VVXUh/s320/001bbfolclorejunho.jpg)
A cultura envolve saberes, conhecimentos. Para mim, cultura é como um povo se expressa, é a sua identidade. Não são somente as manifestações populares, mas também o modo de uma pessoa agir, de falar, no preparo de um prato, etc.
Fala-se que deve-se apoiar a cultura onde ela está acontecendo em reconhecer o saber que foi desprezado. A escola precisa absorver esses saberes, a cultura popular. Fazer parte do currículo pedagógico da escola.
A construção da cultura são memórias que os homens construíram, como os símbolos. Cultura popular são as tradições, os saberes. Festas populares são as tradições populares, experiências vividas. Escola e representações da cultura popular é o que é vivido pelas pessoas no seu cotidiano, no seu pensar.
Uma ideia é utilizar as manifestações da cultura local dentro da escola, partindo do conhecimento dos alunos com o meio em que vivem. As crianças precisam conhecer aquilo que elas leêm nos livros.
Cultura é muito mais do que folclore numa data marcada, são pessoas interagindo. Minha cultura me gestou desde a minha infância, é com o que eu me identifico. Cultura é vivência.
![](file:///tmp/moz-screenshot.jpg)
![](file:///tmp/moz-screenshot-1.jpg)
![](file:///tmp/moz-screenshot-2.jpg)